PSL triplica prefeitos e aumenta em 36% número de vereadores

Jaqueline Coutinho e Danilo Morgado (divulgação)

O PSL comemora o desempenho nas eleições de 2020. Foram 92 prefeitos eleitos em primeiro turno – o melhor desempenho da legenda desde que ela foi fundada, em 1994. Em 2016, o partido havia elegido 30 administradores municipais. A apuração em primeiro turno ainda não foi oficialmente encerrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esse número de prefeitos ainda pode aumentar por outro motivo: o partido disputará o segundo turno em duas cidades de São Paulo – Sorocaba (Jaqueline Coutinho) e Praia Grande (Danilo Morgado).

O partido também teve uma evolução expressiva no número de votos para prefeito. Foram 2,8 milhões de votos, quase 6 vezes mais que 2016, quando os eleitores deram 500 mil votos aos candidatos a prefeito do PSL, ampliando a parcela do eleitorado que demonstra afinidade com a plataforma social liberal do partido.

O bom resultado não se restringiu apenas às eleições majoritárias. Na primeira disputa sem a possibilidade de coligações nas eleições proporcionais, o PSL elegeu 1.196 vereadores em todo o país, 318 a mais que há quatro anos, quando conseguiu emplacar 878.

Os números representam um crescimento de 36,22% na quantidade de representantes nas assembleias locais, colocando o partido em 8º lugar dentre os que mais cresceram percentualmente.

O presidente nacional da legenda, deputado Luciano Bivar, destacou o crescimento do PSL e refutou as comparações com a disputa de 2018. “O PSL cresceu nessas eleições. Percentualmente, poucos partidos cresceram como nós, o que é um alento e um estímulo. O erro é comparar eleições municipais com eleições federais, são dois números distintos. Temos que comparar 2016 com 2020. As eleições federais só devem ser comparadas quando tivermos os resultados de 2022”, afirmou Bivar.

Confira a lista de prefeitos eleitos do partido: AQUI.

Confira a lista de vice-prefeitos eleitos pelo PSL: AQUI.

Confira a lista de vereadores eleitos pelo PSL: AQUI.