Empresários-prefeitos colocam experiência administrativa a serviço da população

Mônica Cristina Zambon Holzmann (crédito: divulgação)

O PSL elegeu 140 empresários nas eleições de novembro. Foram 17 prefeitos, 26 vice-prefeitos e 97 vereadores, representando o principal segmento profissional dentre todos os eleitos pelo partido. Nada mais natural para uma legenda que tem, dentre suas características mais marcantes, a defesa das bandeiras liberais do livre mercado e da livre iniciativa.

Dentre os prefeitos, o maior número de representantes eleitos e que tomaram posse agora em janeiro está no Paraná: oito. São Paulo e Santa Catarina elegeram um administrador municipal cada um, seguidos de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Do Paraná também veio a única mulher empresária eleita em novembro e que tomou posse no dia 1 de janeiro deste ano. Mônica Cristina Zambon Holzmann é prefeita de Itambaracá, que na linguagem indígena significa Pedra do Amor. Distante 350 quilômetros da capital Curitiba, a cidade tem quase 7 mil habitantes. Destes, 1780 depositaram suas esperanças em Mônica.

Mônica é a maior empregadora da cidade. Dona de uma fábrica que produz açúcar mascavo, a Doce Brasil, emprega 92 pessoas. Ela conta que a decisão de deixar de ser empresária e tornar-se política foi muito rápida: 60 dias. “Eu decidi me candidatar no dia 15 de setembro e no dia 15 de novembro estava eleita”, afirma, espantada.

Segundo ela, o setor produtivo da cidade sempre esteve muito incomodado com a perda de qualidade de vida em Itambaracá. A cidade despencou no IDEB e passou por um processo de êxodo muito grande. “Já tivemos 12 mil habitantes, hoje somos cerca de 7 mil. As pessoas se mudam porque não têm emprego, os jovens vão embora porque não têm onde estudar”, lamenta ela. “Quero aumentar os empregos e reestruturar os gastos da prefeitura”, prometeu.

Festa e moda infantil

Josafá Almeida Lima (crédito: divulgação)

Josafá Almeida Lima vive de festas. Festa de todos os tipos: São João, Carnaval, dias santos, festa junina e carnaval fora de época. Mas ele sabe que, a partir de agora, os dias serão mais duros. Josafá foi eleito prefeito de São Caitano (PE) e reconhece que terá muito trabalho pela frente.

A rotina política não é novidade para ele. O pai de Josafá já foi prefeito de São Caitano, vice-prefeito da cidade e vereador por duas vezes. Isso faz com que ele saiba exatamente os caminhos políticos e econômicos para trazer desenvolvimento à cidade. E retribuir a votação expressiva que recebeu.

O censo de 2010 apontava que a cidade tinha 37 mil habitantes. Atualmente, deve estar próximo dos 50 mil . Deste contingente, 29,6 mil são eleitores. Josafá recebeu 13,2 mil votos, o triplo do segundo colocado.

Para desenvolver a cidade, Josafá pretende investir na principal atividade econômica do municípios. “Somos um dos principais polos de produção de móveis infantis e roupas para bebês e crianças do Nordeste. Queremos fortalecer esse setor ainda mais”, promete.

Inspirado em uma frase da filha

Samir Ibrahin (crédito: divulgação)

Samir Ibrahin, descendentes de libaneses e dono de uma rede de lojas de roupas que se estende por todo o sul do estado de Santa Catarina tomou posse como novo prefeito de Laguna. Empresário experiente da cidade, já atuou na Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade e concorreu, em 2016, para o cargo de prefeito. Ficou em segundo lugar, mas deixou latente o desejo de concorrer novamente.

Essa vontade veio a partir de um desabafo de uma de suas filhas, Nariman. “Pai, vou embora de Laguna. Estou sem perspectivas nesta cidade”. Essa desesperança mexeu com o empresário, que deseja investir no potencial turístico da cidade. “Essa mudança de estilo, além de gerar empregos para manter nossos jovens aqui, também fará com que a administração municipal atue em sintonia com os desejos da população”, reforçou Ibrahin.

O empresário deseja facilitar a criação de novas empresas, atuar em parceria com os empreendedores da cidade , além de promover ações na orla da cidade, tanto na parte marítima quanto na limpeza e conservação das diversas lagoas existentes no município.

Compartilhe