O mandato começa após os 60 anos

Pastor Hilário (divulgação)

Para muitos brasileiros, 60 anos ou mais é uma idade propícia para suspender as atividades profissionais e aproveitar a vida, sem preocupações ou estresses. Não é esta a realidade ou o desejo de 104 filiados ao PSL que, apesar de estarem na chamada “melhor idade”, resolveram se candidatar em novembro e foram empossados para mandatos eletivos em primeiro de janeiro deste ano. São 11 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 72 vereadores.

O mais experiente de todos é o pastor Hilário Linhaus, eleito vereador em Afonso Cláudio (ES). Ele completou 80 anos no dia 13 de dezembro. Formado em Teologia pelo seminário de Concórdia (RS), Hilário pertence à Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Natural de Domingos Martins, cidade distante 110 km de Afonso Cláudio, município no qual é vereador e para onde foi transferido para comandar uma paróquia em 18 de março de 1968.

O pastor, que faz suas pregações em alemão e em pomerano (uma variedade do baixo-alemão falado pelos pomeranos e descendentes em várias regiões do Brasil, especialmente em estados meridionais e no Espírito Santo), também tem um programa de rádio bastante popular em uma FM local. “Eu falo por cinco minutos sobre o Evangelho e depois vou dando notícias sobre os doentes que estão nos hospitais, o nascimento dos bebês na cidade e até anúncios de aniversário”, afirma ele.

O vereador que aproveitar que o prefeito e o vice também são do PSL para promover melhorias na cidade. Apesar de ter sido a primeira vez que se candidatou, Hilário já integrou os Conselhos de Educação, Saúde e Segurança do Município, o que lhe confere experiência para atuar na Câmara Municipal. “A gente é empregado do povo”, resumiu.

Reeleição com as contas em dia

Airton Garcia (divulgação)

Airton Garcia Ferreira é prefeito reeleito de São Carlos, uma das cidades mais importantes do interior de São Paulo. Eleito com 54.5723 votos (48,8% dos votos válidos), Airton está com 71 anos de idade e disposição para fazer muito mais pela cidade que o reconduziu a um novo mandato.

Airton tem uma longa tradição empresarial. Antes de ser prefeito, atuou no setor de mineração e imobiliário. “Minhas empresas de mineração estão no Maranhão e em Tocantins. Já no setor imobiliário trabalhamos mais no Sudeste”, afirmou.

O prefeito de São Carlos aposta na experiência empresarial para administrar uma cidade que tem uma multiplicidade econômica enorme. “Temos um polo industrial muito forte, além de um setor de tecnologia bastante desenvolvido”. A semente lançada no primeiro mandato deve frutificar nos próximos quatro anos, espera Airton. “Colocamos as contas em dia. Agora, podemos investir”, declarou.

Especialista em emancipações

José Denisson (divulgação)

O vice-prefeito José Denisson Souza, de Gameleira (GO), tem experiência na política. Ele já se candidatou 11 vezes. Foi prefeito e vice-prefeito de Silvânia (GO), duas vezes prefeito de Gameleira e deputado estadual por um mandato.

A primeira eleição foi disputada com 24 para 25 anos de idade. Hoje, Zé Denisson, como é conhecido, está com 77. Ele adora emancipar municípios. Fez isso com Gameleira, que era ligada a Silvânia e ajudou na criação do município de São Miguel do Passa Quatro. Também trabalhou junto com Siqueira Campos na criação do estado de Tocantins.

“Silvânia tinha 3,6 mil quilômetros quadrados, o prefeito não dava conta de administrar”, recorda Denisson. Ele chegou a ir até o Supremo Tribunal Federal defender a constitucionalidade de criação de novos municípios. “72 deles pegaram carona na nossa defesa. Inclusive Macaé (RJ), que tem 200 mil habitantes”, orgulha-se o vice-prefeito de Gameleira.

O vice-prefeito promete, neste novo mandato, cuidar da zona rural da cidade. “Quando essa pandemia passar, eu pretendo ir de casa em casa para ouvir as demandas da população”, completou.

Compartilhe