Celeiro de alimentos, Rolândia celebra os 77 anos

Crédito: Prefeitura Rolândia

Rolândia, localizada no norte do Paraná, fundada por alemães, mas que possui atualmente um mosaico de nacionalidades em seu território, completa, hoje, 28 de janeiro, 77 anos. Curiosamente, a origem germânica é a que menos sobressai na cidade repleta de italianos, portugueses e japoneses que se mixaram com os brasileiros para compor um município forte na produção de alimentos.

A cidade é administrada pelo prefeito do PSL Ailton Aparecido Maistro, que completará 70 anos no dia 02 de março. Administrador de uma empresa de quase meio século e que está atualmente aos cuidados dos filhos, ele lamenta que Rolândia tenha sido destruída ao longo dos últimos anos. “Temos que reconstruir muita coisa. E vamos fazer isso. Sou gestor, não estou aqui para passar mão na cabeça de ninguém”, asseguro Ailton. “Com muito diálogo e trabalho vou tentar melhorar a condição de vida de nossa sociedade”.

Ailton foi vice-prefeito de Rolândia entre os anos de 2001 e 2008, pelo PSDB, e foca sua atuação na parte administrativa. “A política sempre coube ao prefeito”, disse ele, referindo-se a Eurides Moura (MDB). O prefeito Ailton entrou no PSL no limite do prazo de filiação, às 22h40 do dia 04 de abril do ano passado. Foi eleito por 13.720 votos e, desde janeiro, administra a cidade de 67 mil habitantes.

O município, que fica na região metropolitana de Londrina, é forte na produção de alimentos: carne, frango, macarrão, balas e guloseimas e uma indústria de curtume tradicional asseguram os empregos na região, que, como todo o país, foi bastante afetado pela pandemia. “Em breve, teremos a maior indústria de salsichas do mundo”, celebrou Ailton.