Com IDH alto, Douradina celebra 38 anos de criação

Crédito: Portal da Cidade Douradina

Douradina, completa hoje, 1º de fevereiro, 38 anos. A pequena cidade fica no Noroeste paranaense, próxima a região Metropolitana de Umuarama e de municípios importantes como Maringá, Cascavel e Londrina. Douradina tem quase nove mil habitantes e é governada  pelo PSL desde o dia 1º de janeiro de 2020. A cidade apresenta um dos mais altos IDH’s do país, com 0,74, próximo à média nacional de 0,759.

O prefeito da cidade é Oberdam José de Oliveira, ex-policial civil, que recebeu 2033 votos, o equivalente a 38,93% dos votos válidos. Durante a campanha, Oberdam focou o discurso na melhoria da infraestrutura, investimentos em educação e saúde e na prestação de um serviço público de qualidade.

A cultura indígena está impregnada na história de Douradina. Até meados do século XX, a região Noroeste do Paraná era ocupada pela etnia dos xetás. O próprio nome da cidade envolve uma lenda folclórica. Douradina seria a fusão dos nomes de das duas filhas de um cacique da região, “Dora”e “Dina”. A outra versão, mais factível, é de que o nome tenha se originado a partir da razão social da empresa colonizadora da região, chamada Serra dos Dourados.

A veia do agronegócio se faz presente em uma das mais tradicionais festas do município, que insere Douradina no cenário cultural e turístico do Paraná. A festa do Peão, (Fepeina), que acontece todo mês de fevereiro, desde 1987.

Compartilhe