Várzea Nova: uma cidade com pouca chuva, muita fé e colada na Chapada Diamantina

Crédito: Prefeitura Várzea Nova

Várzea Nova (BA), localizada no centro-norte do Estado, próximo à Chapada Diamantina, completa 36 anos nesta quinta-feira, 25 de fevereiro. A cidade é governada pelo prefeito João Hebert Araújo da Silva, que tem um ano a menos do que a cidade emancipada. João é de 13 de abril de 1986.

O município tem aproximadamente 12,5 mil habitantes. Destes, 4,5 mil votaram no candidato do PSL que tinha apenas um concorrente. No caso uma, Daiane da Social, filiada ao PROS e que recebeu pouco mais de 42% dos votos válidos.

O comerciante João Hebert tem o desafio de administrar uma cidade localizada no polígono das secas, com índices pluviométricos baixos, irregularmente distribuídos, concentrando-se, principalmente, no período de novembro a março.

Curiosamente, esse perfil climático nem sempre foi assim. No início do século passado, quando as primeiras famílias se mudaram para a região, a presença de uma rica vegetação garantia uma maior quantidade de chuvas e a formação de várias fontes de água potável. Tanto que um dos primeiros moradores da região, Zacarias Domingos de Jesus, chegou a dar o nome da sua segunda esposa, dona Generosa, a uma das cacimbas (poços) que perfurou no solo para extrair água dos lençóis freáticos.

A cidade foi emancipada do município de Jacobina, junto com outras 79 cidades baianas, em 1985, em uma estratégia de crescimento definido pelo então governador do Estado, João Durval Carneiro, do PDS. Depois de um boom de crescimento ao longo das décadas de 1980 e 1990, Várzea Nova diminuiu o ritmo de expansão, com a saída de moradores em busca de oportunidades em outros centros maiores.

Como a maior parte das pequenas cidades do interior, as principais festividades de Várzea Nova têm ligação com datas religiosas: a cavalgada de Santo Antônio, realizado no segundo domingo de junho; as festas de São João e São Pedro; a Cavalgada da lua e a Festa da Padroeira da Cidade, Santa Cruz, que acontece no dia 14 de setembro.

Compartilhe