Artigo: Imposto Único Federal (IUF) garante um sistema tributário mais justo e eficiente

Confira o  artigo sobre o Imposto Federal Único (IUF) escrito pelo deputado federal e presidente do PSL Luciano Bivar e superintendente do Instituto Indigo, o professor Marcos Cintra, publicado no site Jota, em 10 de março de 2021:

Por Luciano Bivar e Marcos Cintra

Há três décadas a reforma tributária é reivindicação frustrada da sociedade brasileira. A intenção de criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para substituir tributos federais, estaduais e municipais sobre “consumo” gerou objeções de natureza federativa ao atingir competências tributárias de prefeitos e governadores e criou resistência de setores econômicos ao deslocar fortemente a incidência de impostos entre segmentos da produção. Ademais, o IVA preserva a estrutura tributária burocrática dos impostos declaratórios, mantém elevado o custo de conformidade, e é ineficaz no combate à sonegação.

Infelizmente a ideia de um IVA no Brasil ainda persiste na PEC nº 45/2019 que prevê a substituição do PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) com alíquota estimada em surpreendentes 25%.

Leia na integra clicando no link: Site Jota