Grandes Rios, a cidade que escolheu um prefeito e seu fusca, completa 54 anos

A cidade de Grandes Rios, uma das maiores produtoras de café do Paraná, completa 54 anos neste domingo (14). A cidade, que tem como representante mais ilustre a modelo e apresentadora Nicole Bahls, tem cerca de 6,6 mil habitantes e é governada por Antonio Ribeiro da Silva, o Toninho do Café (PSL). Toninho recebeu 2.084 votos, o que representa 53,19% do total.

Crédito: Prefeitura Grandes Rios

Apesar de os primeiros registros de terras na região terem sido feitos em 1856, as ações de ocupação ainda eram isoladas, feitas, em sua maior parte, por aventureiros. Porém, a colonização efetiva aconteceu quase cem anos depois, em 1951, quando aquele que viria a se tornar o primeiro prefeito da cidade, Olympio Nogueira Monteiro, criou a Imobiliária Cidade de Grandes Rios para lotear uma extensa faixa de terras que adquiriu no local. Olympio foi nomeado primeiro prefeito de Grandes Rios em 1967.

Além da produção de café, Grandes Rios também se destaca no cultivo de morangos, além de, nos últimos anos, ter passado a investir no turismo rural e de aventura, integrando o Circuito Vale da Aventura de Cicloturismo. Um dos pontos turísticos mais famosos é a Pedra do Cavalinho, considerado um local místico, de fácil acesso, mas cuja base está a 670 metros do nível do mar. A Pedra fica defronte a um desfiladeiro de 85 metros, que permite uma vista panorâmica do Rio Ivaí, diante dos municípios de Ariranha do Ivaí e Ivaiporã.

O atual prefeito de Grandes Rios foi cortador de cana, agricultor, professor antes de se tornar um empresário bem sucedido e proprietário da Café Grandes Rios. Em 2020 resolveu lançar-se candidato, em uma campanha sem adesivos, feita de porta em porta, ao lado do vice e a bordo de seu Fusca de estimação.

“O PSL foi fundamental no processo eleitoral, e graças à vontade da população, hoje sou o prefeito de todos os cidadãos grandesrienses. Com a benção de Deus, quero e vou ser o melhor prefeito que essa cidade já teve”, concluiu Toninho do Café.

Compartilhe