Monte Sião, a capital nacional do tricô, comemora 172 anos de fundação

Crédito: Prefeitura de Monte Sião

Monte Sião (MG), cidade administrada pelo PSL, comemora 172 anos de fundação nesta segunda-feira, 29 de março. A cidade de 25 mil habitantes é governada por José Pocai Júnior, um nome que tem a história ligada diretamente à cidade. O avô dele, Mário Zucato, foi o responsável pela emancipação da cidade, em 1936, deixando de ser uma comarca de Ouro Fino (MG).

Zucato foi prefeito três vezes da cidade de Monte Sião, em uma época na qual não havia restrições a mandatos sucessivos. Coube ao pai do atual prefeito, José Pocai, nos tempos em que também administrou o município e, fundar uma das principais indústrias que marcam  o local – a fábrica de porcelana. “Monte Sião é conhecida por suas tradicionais porcelanas, todas pintadas à mão”, destaca José Pocai Júnior.

Mas o forte da economia não são as porcelanas e sim, o tricô. Monte Sião é conhecida no país todo como a capital nacional do tricô. São 1,5 mil malharias e cerca de 800 lojas que atraem turistas do país todo para comprar as belas peças produzidas na cidade. Foi a partir do final da década de 1960 que esta migração – da porcelana para o tricô – ocorreu.

O pai do atual prefeito também comandou a cidade. O seu filho, eleito em novembro com 7,18 mil votos, quer aumentar o potencial turístico da cidade. Apoia-se no fato de Monte Sião localizar-se próximo a São Paulo, especialmente de cidades importantes como Águas de Lindóia. “Recebemos muitos turistas de São Paulo que vêm até a nossa cidade comprar nossas peças de tricô. Recebemos também a visita de muitos atacadistas”, lembra o prefeito, que pretende melhorar a infraestrutura hoteleira.

De acordo com o Pocai, a ideia é apostar em Eco resorts e hotéis fazenda para acolher os turistas que vêm atraídos pelas peças de tricô e pelas porcelanas. “Estimamos que ainda haja capacidade para ampliar em 80% o nosso fluxo de turistas, que hoje está em torno de 10 a 15 mil pessoas mês”, declara o prefeito.