Vista Alegre do Prata (RS) completa 33 anos e aposta no empreendedorismo

Crédito: Prefeitura Vista Alegre do Prata

Vista Alegre do Prata(RS), cidade com 1,7 mil habitantes, completa 33 anos neste domingo, 9 de maio, dia das Mães. Emancipada da cidade de Nova Prata após a Constituição Federal de 1988, a cidade é administrada pelo prefeito reeleito Adair Zecca, do PSL. Para conquistar seu segundo mandato, Adair recebeu 807 votos – 54,49% do eleitorado.

No primeiro mandato, Adair era do MDB e coligado com o PP. Desta vez, ele montou o PSL no município, filiou-se ao DEM e concorreu com Ricardo Bidesse (MDB), que havia sido prefeito da cidade entre 2008 e 2016. “Foi uma disputa apertada entre dois nomes já conhecidos dos eleitores. Os eleitores me escolheram por terem a certeza do meu zelo com o dinheiro público”, afirmou Adair.

Ao longo dos próximos quatro anos, Adair pretende investir em saúde, educação e infraestrutura. Aproveitou o primeiro mandato para asfalta as estradas vicinais e busca, agora, recursos, para pavimentar o entroncamento com a RS 441 e a RS 355, caminhos que permitirão um melhor escoamento da produção agropecuária da região. Vista Alegre é forte na produção de aves e suínos de corte, além de gado leiteiro e plantação de soja.

Ainda assim, Adair quer mais. E aposta em um visão de empreendedorismo. Tanto que esse assunto começa a ser ensinado na escola municipal ainda nos anos finais do ensino fundamental. A estratégia tem como objetivo manter os jovens na cidade. “O empreendedorismo vai evitar que eles mudem para outros municípios quando começarem a trabalhar”, justificou o prefeito.

O empreendedorismo pode auxiliar, inclusive, no reforço a outro ramo de atividade econômica – o turismo. “Como o próprio nome demonstra, Vista Alegre do Prata está em uma região muito bonita, com diversas cachoeiras, matas exuberantes, trilhas a serem percorridas. O turismo rural pode ser uma alternativa à nossa dependência da agricultura”, ponderou ele.

Compartilhe