Lupionópolis, que já teve voos direto da Vasp, completa 70 anos

Crédito: Prefeitura de Lupionópolis

Lupionópolis, cidade administrada pelo prefeito Antônio Pelosi (PSL), completa 70 anos nesta terça, 11 de maio. A cidade paranaense, criada a partir do desejo expresso do governador Moisés Lupion – vem daí a origem do nome – tem 4,85 mil habitantes e uma economia baseada na agricultura.

A cidade é um dos menores municípios do país, com 5 mil alqueires para praticamente 5 mil habitantes, boa parte deles residentes na área rural. Os produtos que mais se destacam são a cana-de-açúcar, soja e diversos produtos hortifrutigranjeiros. “Precisamos diversificar nossa cultura e o caminho passa pelo fortalecimento do setor industrial. Esperamos, com isso, gerar ao menos 300 novos empregos na cidade”, projeta o prefeito Antônio Pelosi.

Mas as dimensões reduzidas não impediu que Lupionópolis nascesse com ares de grandeza. Tanto que, ao nascer, a cidade tinha um voo da Vasp, que saia de São Paulo. Tudo graças à amizade do governador Moisés Lupion com nomes influentes do Sudeste, como o jornalista e compositor David Nasser, que trabalhou em O Globo, na Revista Cruzeiro, e autor de diversos sambas populares nos anos de 1940.

Comerciante, Pelose está no primeiro mandato como prefeito, eleito com 1.880 votos. Ele já foi vice-prefeito da cidade entre 1988 e 1992. Além de incrementar o setor industrial, o prefeito do PSL batalha para renegociar as dívidas de gestões passadas, que asfixiam as contas do município.