Do café ao jeans, São Gabriel da Palha completa 58 anos

Crédito: Prefeitura São Gabriel da Palha

São Gabriel da Palha (ES), município de 45 mil habitantes localizado no noroeste capixaba e administrado pelo PSL, completa 58 anos de idade nesta sexta-feira, 14 de maio. Emancipada do município de Colatina, a cidade é governada por Tiago Rocha, ex-vereador e enfermeiro, que luta para equilibrar o governo entre as ações para manter a economia pulsando e garantir a segurança e a saúde da população neste período de pandemia.

Tiago está no primeiro mandato como prefeito, para o qual foi eleito com 6.921 votos, depois de um mandato de quatro anos como vereador. Apesar das dificuldades naturais que o país inteiro atravessa com a economia retraída em razão do coronavírus, São Gabriel não enfrenta muitos solavancos, sobretudo pela pujança  da cultura cafeeira e da indústria têxtil, que emprega quase 4 mil pessoas – 10% da população total da cidade.

A cidade é a maior produtora de café colinon do mundo, uma atividade que produz renda e gera empregos para a região. Outro impulsionador local é a produção de jeans que abastece especialmente a Vilejack, empresa tradicional no segmento de roupas masculinas e femininas.

Tiago quer aproveitar esse potencial da cidade e dobrar a aposta em industrialização e infraestrutura. “Queremos pavimentar nossas estradas, especialmente as vicinais, para facilitar o escoamento da produção”, adiantou o prefeito.

Além de café, São Gabriel da Palha – cujo nome remete aos tetos de palhoça dos primeiros imigrantes que chegaram à região – também se destaca na produção de coco, feijão, milho, mandioca e na criação de gado leiteiro.

Compartilhe